Assessoria em Casamentos

Porque a felicidade se mede em sorrisos, abraços, beijos e até lágrimas. Se mede em amor.

60 anos de buquê!

Já ouvi muitas teorias sobre a origem do buquê. Tem quem diga que as noivas utilizavam ervas e sementes em suas mãos para sobrepor o mau cheiro, já que na época os banhos eram esporádicos. Mas prefiro acreditar que as ervas eram usadas para afastar os maus espíritos.

O fato é que quando os buquês começaram a virar moda, eles eram feitos de alfazema, lavanda, coentro, manjericão, pimenta e, algumas vezes, alho (o que reforça a existência da falta de banho, rs).

Ao longo dos séculos, as tradições foram mudando e os buquês se tornaram mais bonitos.

A Rainha Vitória (de novo ela!), no século XIX, foi a primeira a introduzir flores no buquê, até como forma de declarar seu amor ao maridão. Na Era Vitoriana os sentimentos não podiam ser declarados abertamente, então foi criada a linguagem das flores. Daí surgiu a ideia de que rosas estão ligadas ao amor.

(leia o post Tudo azul! e descubra as mudanças nos casamentos pós Rainha Vitória)

As crendices continuaram ao longo da história. Na Europa, as mulheres acreditavam que pedaços das roupas da noiva ou de seu buquê as trariam sorte. Como maneira de autodefesa, as noivas começaram a fazer 02 buquês: um para a cerimônia e outro para jogar para suas convidadas.

E aí, mais uma tradição entrou para história.

Conhecemos 03 modelos de buquê: o cascata, o redondinho (certinho ou despontado) e a braçada. Pesquisei os modelos de buquês mais usados pelas celebridades a partir dos anos 50. Algumas divas inspiram, outras nem tanto. Mas vale a pena conferir!

ANOS 50
Essa década foi mais que especial, pois temos a noiva mais chic da história, na minha opinião. Grace Kelly se casou em 1956 com um pequeno buquê de muguet (flor de maio), todo despontado. O mesmo buquê foi usado pela linda Elizabeth Taylor.

Em 1953, Jackie Kennedy se casou com um vestido menos comportado e um buquê maior, já prevendo o enorme buquê da princesa Diana anos depois.

No Brasil, duas divas da televisão se casariam nessa década: Fernanda Montenegro e Nicete Bruno. Atenção aos vestidos! Grace Kelly era MODA. Já os buquês eram de tamanho médio e tendiam para o modelo cascata.

buque50

ANOS 60

buque60

ANOS 70
Na década da paz e amor tivemos de tudo: Princesa Anne num modelito tradicional com um buquê cascata, Farah Fawcett no estilo hippie chic com chapelão e buquê braçada de lírios e gipsophilas, e a moderna Bianca Jagger com seu terninho e caminho de orquídeas no pulso.

buque70

ANOS 80

buque80

ANOS 90
Menos é mais? NÃO pra Mariah Carrey e Michelle Obama, ainda influenciadas pela Lady Diana. Mariah mas que a Michelle, claro.

buque90

DE 2000 A 2013
De lá pra cá, foi adotado uma onda free style. Tivemos redondinhos, cascatinhas, “cascatões” e a básica Juliana Paes. Tivemos a Princesa Kate. E tantas outras noivas fazendo história com seus buquês brancos ou coloridos.

buque2000

DICA: uma boa decoradora poderá sugerir opções que vão de encontro ao modelo e estilo do seu vestido, local da cerimônia e sua altura. Tudo isso influencia na escolha de um buquê.

Abaixo mais inspirações!

buque1

buqueinsp

fotos: the knot, revista quem, terra, uol, revista caras.

question-mark-228x300DÚVIDAS?
Envie um e-mail para perguntas@prasemprenoiva.com que responderemos em breve.

Sobre prasemprenoiva

Depois de 10 anos dedicados à produção de eventos, Samara Teixeira coloca à disposição dos casais que assessora sua experiência em atendimento, coordenação e produção de projetos personalizados e exclusivos. Atualmente na ponte São Paulo-Miami, ela traz para as noivas brasileiras as tendências internacionais aliadas a um expertise único. E, ao mesmo tempo, leva o tempero do Brasil para seus clientes no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 6 de setembro de 2013 por em Tradição e marcado , , , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: