Assessoria em Casamentos

Porque a felicidade se mede em sorrisos, abraços, beijos e até lágrimas. Se mede em amor.

Fazendo as contas.

No meu primeiro post sobre O Grande Dia escrevi o que é necessário para dar o pontapé inicial no casamento. Recebi alguns pedidos para falar mais sobre QUANTO e QUÃO elaborado um casório pode (ou tem) que ser.

Vamos começar falando do QUANTO, um dos maiores tabus nesse momento ou porque dependemos de ajuda financeira para conseguir realizar nosso sonho, ou porque esperamos gastar menos do que realmente gastamos.

phillymag

O fato é que sempre temos surpresas durante os preparativos. E, como acredito que é melhor prevenir do que remediar, acho que os casais devem estar preparados para essas surpresas tendo um planejamento financeiro realista e eficaz independente de quem irá pagar.

A primeira coisa a se pensar é que nosso sonho deve acompanhar nosso bolso. Não adianta fechar um espaço incrível com um valor altíssimo se esse gasto vai impactar em outros serviços essenciais, como o buffet.

Ter um espaço arejado, amplo o suficiente para comportar seus convidados e bem decorado é muito importante. Mas ter comida e bebida de qualidade com serviço eficiente é essencial. No final das contas, queremos comer (e beber) BEM quando vamos a um casamento.

Então, na hora de fazer as contas pense que esses dois itens serão responsáveis por pelo menos 30% dos seus gastos. Isso mesmo! Quando mais convidado, mais alto este valor será. Então se precisar cortar gastos, uma alternativa é reavaliar a lista.

Vai por mim: mas vale pessoas queridas bem atendidas, do que “conhecidos” insatisfeitos.

O espaço, a decoração e a foto e vídeo terão aproximadamente o mesmo valor. Já em relação à banda ou DJ, dependerá muito do que será contratado. Quanto mais iluminação ambiente, mais estrutura para a pista de dança e mais equipamentos para quem irá tocar, mais caro. Você precisará ponderar o que realmente é essencial e o que é frescura.

Não que frescura não seja importante. Adoro uma frescura e acho que elas fazem TODA a diferença num casamento. Mas elas custam. E de pouquinho em pouquinho, o porquinho vai esvaziando. Então priorize o que não pode faltar, depois vá pros detalhes.

detalhes

Pensar de forma realista e fazer uma planilha de verba com valores realmente orçados e dentro das médias praticadas no mercado vai minimizar as surpresas desagradáveis ao longo desse processo. Para isso, contar com uma assessoria de casamentos pode ajudá-los muito a economizar tempo e dinheiro.

Essa planilha deve ter todos os itens que serão necessários para o grande dia. Não se esqueça de que alguns serviços que parecem ser supérfluos são de extrema importância, como gerador de energia e iluminação para as mesas dos convidados. Afinal não podemos contar com a sorte! Precisamos garantir ENERGIA e LUZ pra tudo.

Não considere seu vestido e o traje do noivo dentro da verba destinada para a cerimônia e recepção. O ideal é que este valor seja considerado a parte, pois não pode ser estimado. Um vestido de noiva pode custar 5 ou 30 mil. Um traje masculino pode custar 500 ou 15 mil, por exemplo. Nem você, nem o seu noivo poderão ter certeza de quanto gastarão nesses itens, antes de gastar.

Nunca se baseie nos valores mais baratos. Se 01 orçamento tem um valor muito baixo quando comparado com os outros 02, tem alguma coisa errada.

Guardar 10% do valor que pretende investir como reserva de verba para os imprevistos da reta final, vai garantir tranquilidade.

Caso você esteja recebendo ajuda para pagar o casamento, deixe claro como essa ajuda funcionará. A pessoa pagará diretamente para o fornecedor ou dará o dinheiro pra vocês? Ela ficará responsável pelo pagamento total ou irá parcelar? Qual o valor que ela pretende investir? Assim vocês saberão quais serviços poderão contratar ou não.

E saiba: fazer as contas não é perda de tempo, mas sim ter o controle da situação. Sei que pensar sobre isso pode ser chato e um pouco frustrante. Mas esse choque de realidade no começo dos preparativos faz com vocês possam definir onde colocarão o dinheiro, economizando tempo e possíveis discussões.

imagem10

Então, mãos a obra! 

 

fotos:  destinationw, sew-star, the knot, veuve clicquot, phillymag, acervo samara texeira com foto de danilo siqueira.

 

Sobre nosso COLUNISTA

colunistasamara

question-mark-228x300DÚVIDAS?
Envie um e-mail para perguntas@prasemprenoiva.com que responderemos em breve.

Sobre prasemprenoiva

Depois de 10 anos dedicados à produção de eventos, Samara Teixeira coloca à disposição dos casais que assessora sua experiência em atendimento, coordenação e produção de projetos personalizados e exclusivos. Atualmente na ponte São Paulo-Miami, ela traz para as noivas brasileiras as tendências internacionais aliadas a um expertise único. E, ao mesmo tempo, leva o tempero do Brasil para seus clientes no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: