Assessoria em Casamentos

Porque a felicidade se mede em sorrisos, abraços, beijos e até lágrimas. Se mede em amor.

Vamos falar de cores?

De cara, fica a dica: não existe esse negócio de cor feia ou cor bonita; o que existe são combinações felizes ou infelizes. Como nosso negócio aqui é focar no “felizes para sempre”, resolvemos escrever um pouco sobre acertos no maravilhoso mundo das cores.

Paleta de cores

download

Uma das primeiras dúvidas de uma noiva – ou de qualquer um que esteja planejando um evento – é sobre quais as cores que serão articuladas em todos os momentos: do convite à lembrancinha. Sobre isso, a primeira dica é: não se afobe querendo decidir cores logo de cara, veja fotos e procure referências. Revistas especializadas e bons fornecedores são indispensáveis nesse momento.

O termo paleta vem daquele instrumento que os pintores usam nas mãos para colocar as cores de uma tela ao lado da outra e onde fazem as misturas necessárias para completar a pintura. É o mesmo que você fará para seu casamento: das flores ao bolo. Não se iluda, esse negócio de fazer tudo numa única cor não só é bastante monótono, como quase impossível. Portanto, eleja algumas cores que são as suas preferidas e comece a misturá-las. Para isso, o Pra Sempre Noiva fez este pequeno guia de cores.

CORES QUENTES
Amarelos, laranjas e vermelhos. Eles sempre pegam muito bem em detalhes que podem fazer a diferença. Por exemplo: se você fez tudo em branco e quer dar uma apimentada na decoração, para deixar tudo mais caloroso, essas são as cores ideais.

Casamentos diurnos, no campo ou na praia, aceitam muito bem decorações florais com essas cores – especialmente quando falamos em flores do campo. Noivas mais apaixonadas acabam optando por buquês de rosas vermelhas para causar impacto em seu modelito todo branco. Toalhas e guardanapos vermelhos ou em laranja aumentam o que chamamos de appetite-appeal – como em restaurantes.

cores1

Mas lembre-se: as cores quentes entram sempre como coadjuvantes na sua palheta. Elas compõem muito bem com as chamadas cores neutras: beges, cáquis, brancos, pérolas e todo tipo de nude ou off-white.

CORES FRIAS
Não se deixe enganar pelo nome. As cores frias não passam frieza, mas arejam a decoração ou, como diriam nossas avós, jogam água na fervura. Por isso, procure sempre ter um pouco de verdes e azuis em sua decoração.

Os verdes estarão sempre presentes nos arranjos florais: é a cor da natureza por excelência. Já os azuis transmitem serenidade e elegância. As cores utilizadas pela Maison Valentino para este outono-inverno são os azuis de azulejaria – sempre chiques e sofisticados. E, mesmo que você opte por flores de tonalidades azuis ou lilases, saiba que elas vão muito bem com o verde das folhagens.

Verdes e azuis ficam muito bem nos móveis e acessórios do ambiente, tais como almofadas, pufes ou tecidos jogados sobre sofás. Especialmente se a movelaria escolhida for em tonalidades mais sóbrias e fechadas: marrons, cinzas ou beges.

cores2

cores7

TONS PASTEL
O termo também vem das artes plásticas, daqueles bastõezinhos com que se pinta a seco. Hoje, também conhecidos como candy-collors, eles são os famosos “tons bebê” – uma tendência na moda primavera verão para 2013/14. Tudo aquilo que você puder dizer no diminutivo e fizer sentido será um tom pastel: verdinhos, azuizinhos, amarelinhos, lilazinhos, rosinhas…

cores3

Eles funcionam muito bem como base para receber tonalidades mais intensas, especialmente em substituição ao branco ou pérola. Assim: um rosa clarinho receberá muito bem um roxo intenso, ou um verdinho receberá bem um azul royal. São combinações ousadas, mas vale experimentar com auxílio de um bom guia de cores – desses que as lojas de tintas têm para pintura de paredes.

Tudo bem que Vera Wang colocou uma faixa preta em seus vestidos de noiva e isso virou hit. Mas pra quem não tem tanta ousadia, as tonalidades pastel são excelentes como complementos do vestido: aquela faixa na cintura, um lacinho Chanel, ou até mesmo no sapato. Outra coisa sobre os tons pastel é que eles combinam muito bem entre si e o risco de errar é menor. Com eles, tudo fica leve, suave e primaveril.

MARRONS, BEGES E CINZAS.
Por serem bastante neutras e, ao mesmo tempo pesadas, são tonalidades muito bem aceitas para móveis e decoração. E podem ser misturadas entre si. Móveis em madeira rústica combinam bem com vidros e louças mais sofisticadas. Tecidos mais tramados e em tonalidades de cáqui e cinzas vão bem com decorações florais intensas de qualquer cor. Sem falar que você pode usar almofadas em chintz floridos ou indianas coloridíssimas (uma tendência) sobre eles.

cores8

CORES ESPECIAIS
Antigamente, cor especial era somente dourado, prateado e cobre. Graças à tecnologia e à indústria, hoje, tudo mudou. Existe o ouro velho, o prata antigo, o ouro acobreado ou o cobre dourado. Elas são lindas, mas perigosas na mesma proporção.

goldwhitewedding

Por isso, para não errar, cuidado com elas. São perfeitas nos detalhes: um filete na porcelana (lembre-se de que os talheres já são normalmente em prata), castiçais na mesa de doces, um cordãozinho para amarrar guardanapos ou um monograma aqui e ali (no convite, os monogramas pegam muito bem!).

Mas não só essas são as cores especiais. Há também o azul Tiffany, o bege Fendi ou o Pink Schiaparelli. Cada uma delas vem do nome do designer que as popularizou e as duas primeiras (Tiffany e Fendi) viraram sinônimo de elegância e sofisticação. Uma dica: não abuse, pode soar pretencioso e até cafona, especialmente se você se referir a elas assim aos seus convidados.

CORES4

BRANCOS, PÉROLAS, OFF -WHITE E NUDE.
Aqui a coisa complica e o bicho pega! Saber de cara o que é uma coisa e o que é outra já é difícil. Usá-las, então, pode ser um risco. No final das contas, todas serão neutras e algumas delas serão a mesmíssima coisa – ainda mais se o casamento for à noite – lembre que nossas avós diziam: à noite todos os gatos são pardos.

O off-white é o que se chamava de cru ou branco sujo. É uma tonalidade acima do branco com uma pigmentação mais perolada ou amarelada ou ainda acinzentada – mas sempre quase imperceptível.

O pérola será mais cintilante e vai muito bem em detalhes sobre o branco fosco – do convite aos adamascados de toalhas e guardanapos – pra não errar!

E quanto ao branco… Bem… ele é prerrogativa da noiva, do convite, das flores e das mesas!

cores6

PRETO?
Já falamos de como Vera Wang foi corajosa colocando faixas pretas nos seus vestidos de noiva. Sabemos como o preto pode ser chique e sofisticado. Mas, num casamento, ele é um perigo!

vera wang

De resto, coloque cor em seu casamento. Mas lembre-se: a menos que seu casamento seja uma união gay, evite o arco-íris e seja feliz!

fotos: the knot.

SOBRE O NOSSO COLUNISTA

colunistagersonsteves

question-mark-228x300DÚVIDAS?
Envie um e-mail para perguntas@prasemprenoiva.com que responderemos em breve.

Sobre prasemprenoiva

Depois de 10 anos dedicados à produção de eventos, Samara Teixeira coloca à disposição dos casais que assessora sua experiência em atendimento, coordenação e produção de projetos personalizados e exclusivos. Atualmente na ponte São Paulo-Miami, ela traz para as noivas brasileiras as tendências internacionais aliadas a um expertise único. E, ao mesmo tempo, leva o tempero do Brasil para seus clientes no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 3 de outubro de 2013 por em O Grande Dia e marcado , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: