Assessoria em Casamentos

Porque a felicidade se mede em sorrisos, abraços, beijos e até lágrimas. Se mede em amor.

A papelada.

certidao_eletronica

Aparentemente é um assunto corriqueiro e sabido pelos casais que pretendem se casar. Porém, a verdade é que muitas dúvidas surgem nesse momento: que documentos se deve levar ao cartório? Qual o prazo para entrega desses documentos? E se a escolha for a realização do casamento civil no espaço da recepção?

Por isso, o Pra Sempre Noiva foi atrás de informações para você que deseja se casar no cartório, em diligência (local da recepção) ou realizar a cerimônia religiosa com efeito civil.

NO CARTÓRIO

casamento-civil (1)

O casal deverá dar entrada ao processo do casamento com 60 dias de antecedência da data pretendida. Deverá buscar o cartório próximo à residência de uma das partes, e levar RG original, Certidão de Nascimento atualizada (que pode ser tirada no cartório onde foi expedida a primeira via) e comprovante de residência de um dos dois.

Neste dia, é necessário que duas testemunhas os acompanhem portando o RG original. Serão eles que irão atestar que o casal está dando entrada na papelada do casório por livre e espontânea vontade e sem nenhum impedimento.

Os proclames correrão por cerca de 40 dias e após esse período, será agendado a data da cerimônia civil no cartório. Neste momento são necessárias duas testemunhas maiores de 18 anos que podem ou não ser as mesmas que deram entrada na papelada junto ao casal.

NO ESPAÇO DA RECEPÇÃO
Chama-se casamento em diligência.

civil2

O processo de entrada da documentação é a mesma. A única diferença é que o casal deverá pedir a transferência da documentação para o cartório da região do espaço de eventos.

O pagamento, neste caso, será feito parte na entrada dos documentos no cartório próximo a casa de um dos noivos, e outra parte no cartório próximo ao espaço do evento.

O Juiz de Paz desse cartório irá até o casamento realizar a celebração e assinaturas. Para este momento, são necessárias 04 testemunhas.

NA IGREJA – RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL

imagem06

No momento em que o casal for dar entrada na documentação (como usualmente é realizado), deverá solicitar uma Certidão de Habilitação para que as assinaturas sejam realizadas na Igreja onde ocorrerá a cerimônia religiosa.

Essa certidão demorará cerca de 30 dias até ficar pronta, e deve ser retirada e entregue na Igreja.

Importante: verifique antes de realizar este processo se a Igreja escolhida está apta para fazer a cerimônia religiosa com efeito civil. Caso isso não seja possível, avalie se será o caso de se casar no cartório (dias antes ou dias depois da Igreja) ou então se deseja ter um Juiz de Paz na recepção do casamento para a realização das assinaturas e breve cerimônia.

CURIOSIDADES

  • Sobre o REGIME DE BENS.

Em todos os casamentos, atualmente, sendo os noivos maiores de 18 anos e mais jovens que 70, é considerado o Regime Parcial de Bens. Ou seja, todos os bens adquiridos apenas APÓS o casamento deverão ser partilhamos entre o casal.

Caso deseje um Regime diferente, como o Total de Bens, deverá verificar junto ao cartório quais os documentos necessários.

  • Sobre a ALTERAÇÃO NO NOME.

Tanto o homem quanto a mulher, podem permanecer com seu nome de solteiro, ou então inserir o sobrenome do outro ao seu nome.

 

fotos: arquivo internet e samara teixeira assessoria, classic produções.
question-mark-228x300DÚVIDAS?
Envie um e-mail para perguntas@prasemprenoivas.com que responderemos em breve.

Sobre prasemprenoiva

Depois de 10 anos dedicados à produção de eventos, Samara Teixeira coloca à disposição dos casais que assessora sua experiência em atendimento, coordenação e produção de projetos personalizados e exclusivos. Atualmente na ponte São Paulo-Miami, ela traz para as noivas brasileiras as tendências internacionais aliadas a um expertise único. E, ao mesmo tempo, leva o tempero do Brasil para seus clientes no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: