Assessoria em Casamentos

Porque a felicidade se mede em sorrisos, abraços, beijos e até lágrimas. Se mede em amor.

Você disse SIM! E agora?

Junto com a alegria e felicidade plena de ter dito sim ao seu futuro marido, vem um turbilhão de emoções e preocupações com o Grande Dia.

“Por onde eu começo? O que precisamos ver primeiro? Quando eu caso? Em que lugar? Que docinhos as pessoas mais gostam? Vou ter DJ ou banda?”

Um dos primeiros posts do Pra Sempre Noiva fala justamente das 04 perguntas que devemos responder após o SIM: quando, quanto, quem irá pagar a conta e quão elaborado ele será (confira aqui o post Pra carruagem não virar abóbora!).

Após essas perguntas temos que colocar a mão na massa e começar a produção do casamento que, mesmo contando com uma ajuda profissional, vai demandar um tempo precioso do casal. Então, para ajudá-los nós colocamos em ordem os serviços que devem ser pesquisados e contratados.

ATENÇÃO: os passos abaixo só poderão ser seguidos após um primeiro esboço da lista de convidados. Sem o número de convidados não é possível caminhar, afinal dependemos da quantidade de pessoas para verificar o espaço, buffet, montagem de decoração, quantidade de bebidas, docinhos etc.

Consideramos primeiro aqueles serviços que precisam ser definidos logo de cara, senão ficamos emperradas no andamento do evento. Seguido daqueles serviços que demandam um investimento maior e façam diferença na nossa planilha.

Por último, mas não menos importante, aqueles que tem um impacto menor no orçamento e que não atrapalham o andamento da recepção.

1 – ESTRUTURA

018

O primeiro item a se fechar é o espaço e/ou igreja do casamento. Avalie a estrutura do local e verifique se disponibiliza mobiliários, gerador de energia, tendas (caso seja área aberta). Esses itens, caso não tenham, deverão ser verificados ao longo dos fechamentos, mas NÃO PODEM ser esquecidos.

2 – BUFFET

Esse é o item de maior impacto em sua planilha, uma vez que o valor é multiplicado pelo número de convidados. Pesquisa, faça degustações e escolha um cardápio que tenha a ver com a festa, com vocês e com seus convidados.

3 – DECORAÇÃO / ILUMINAÇÃO, DJ OU BANDA / FOTO E FILMAGEM

Esses 03 itens podem ser vistos em paralelo. Isso porque no projeto de decoração, terá que ser considerado a área de pista de dança e montagem do DJ ou banda.

Porque com o projeto em mãos e a foto e filmagem fechada, é possível discutir a iluminação decorativa do casamento.

Captura-de-Tela-2013-11-26-às-19.35.28-640x411

Além disso esses são, seguidos do buffet, os serviços com valores mais altos que fecharão.

Não se esqueça de ver as necessidades de mobiliário junto a empresa de decoração nesse momento.

Aproveite para verificar com quem fará a iluminação decorativa e DJ ou banda (as vezes é a mesma empresa) quanto de energia se gastará para que possa fechar o gerador.

4 – GERADOR DE ENERGIA

O valor não é alto, mas também não é tão baixo quanto a maioria espera. Então não deixe por último e saiba: não ter gerador de energia numa festa é um risco. Sem luz, não apenas o espaço fica escuro, mas sem música e MUITAS vezes sem o serviço de buffet uma vez que impacta nos equipamentos utilizados na cozinha.

Não arrisque!

5 – DOCES / BOLO

imagem13

Os docinhos, bolo e bem-casados podem ser escolhidos mais próximos ao casamento (cerca de 5 meses antes). Peça degustações, converse com as doceiras e com sua assessora de casamentos para definir as quantidades e sabores (clique aqui para ver o post Números e mais Números).

6 – PAPELARIA

Três meses antes ou um pouquinho mais vá em busca do convite. Geralmente, a produção do mesmo após a escolha e aprovação do layout, demora cerca de um mês. Aproveite para fechar também o cardápio, reservas de mesas e tag que se façam necessários.

7 – BEBIDAS

Imagem2

São importantíssimas! Mas em relação a prazo, tranquilas de se fechar (02 meses antes do casamento é suficiente). Faça degustação em importadoras e escolha seu espumante, vinhos e licores. O ideal e buscar fornecedores que trabalhem com consignação.

DICA: ainda que o dólar esteja alto, vale a pena comprar uísque no FreeShop. Os valores aqui no Brasil são muito altos, especialmente no eixo Sudeste-Sul.

8 – IGREJA

Fiz esse item separado porque muitas vezes a decoração será escolhida com outras noivas e quem decidirá o momento de ser fechado isso é a própria igreja e/ou o decorador.

Aproveite, caso tenha o contato das noivas do mesmo dia, para entender o que cada uma gosta. Isso facilitará o processo de fechamento no dia da reunião.

Em relação a música, o fechamento com o mesmo coral – mesmo que com formações diferentes – pode gerar uma boa negociação.

E lembre-se: você estará dividindo o mesmo espaço com outras noivas e seus sonhos. Ser flexível é essencial nesse momento para que não gerar discussões e mal-estar desnecessários.

Mãos na massa!

Sobre prasemprenoiva

Depois de 10 anos dedicados à produção de eventos, Samara Teixeira coloca à disposição dos casais que assessora sua experiência em atendimento, coordenação e produção de projetos personalizados e exclusivos. Atualmente na ponte São Paulo-Miami, ela traz para as noivas brasileiras as tendências internacionais aliadas a um expertise único. E, ao mesmo tempo, leva o tempero do Brasil para seus clientes no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 14 de julho de 2015 por em O Grande Dia e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: